Pensando em empreender e não sabe onde?

capa3Te damos várias razões para pensar em investir no setor de turismo

  • Sabe que incentivos vem por aí?
  • Que tipos de turismo são mais promissores?
  • Se tem clientes?

Essas e muitas outras razões demonstram um momento favorável, tanto para quem deseja empreender como para quem já tem sua empresa e precisa fazer algumas adaptações.

Segundo o Ministério do Turismo, o setor turistico é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil, responsável por 3,5% do PIB.  Estima-se que até 2014 chegue a 10,3% do PIB e empregue 10,6 milhões de pessoas. Nada mais justo quando temos um território com as dimensões que conhecemos, um país tão diversificado culturalmente e tão cheio de riquezas naturais, não é mesmo?

Se em um período de 2 anos o Brasil saiu da 51ª posição, para a 28ª no ranking de competitividade  mundial do setor turistico, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial 2015, imaginem se investimentos em politicas publicas e nas empresas privadas fossem intensificados?

Sinceramente, acho que já estamos séculos atrasados no quesito turismo, deveríamos ser uma das economias mais fortes no país.

Agora, você que está pensando em empreender ou já tem sua agência, pousada, atrativo turístico ou algum meio de alimentação, deve estar se perguntando: será que esses tipos de negócios são realmente rentáveis?  Ou,  devo continuar injetando esforço e recursos $$ nessa historia em plena crise?

Segundo o setor de franquias de turismo, sim. Em 2015 o turismo e hotelaria foi o segundo segmento que mais cresceu. Registrou cerca de 15% de aumento no faturamento.

Estudos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fecomércio e Sebrae mostram que esse mercado movimenta US$ 1,5 trilhão e é altamente competitivo. Mas, precisa investir no turismo inteligente, que significa oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização.

Em Santa Catarina estão criando a Rota Estratégica, um esforço conjunto das instituições, empresários e especialistas para encontrarem os rumos do setor, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para conseguir que o Estado tenha um crescimento do turismo até 2022.

Quer investir no turismo? Ganhe uma consultoria gratuita, chame no whatsapp

Fontes:

http://www.turismo.gov.br/programas/6193-investimentos.html

http://fiesc.com.br/noticias/investimento-em-turismo-inteligente-garantira-sustentabilidade-do-setor-em-sc

http://www.suafranquia.com/noticias/turismo-e-hotelaria/2015/12/10-franquias-de-turismo-e-hotelaria-para-voce-investir.html