Não sabe Como Iniciar um Negócio de turismo? Respondemos Suas Dúvidas.

Alguns proprietários de sítios, chácaras, fazendas, vinícolas, pomares, cervejarias, haras, entraram em contato com a gente nos últimos meses procurando por informações para saberem se seria apropriado utilizar suas propriedades para o turismo rural, solicitaram diagnóstico, visitas ao local, ideias.

Em época de vacas magras, todos nós queremos saber como fazer uma renda extra, não é? Férias chegando, 13º para pagar, presentes para comprar, aquela reforma que seu negócio está precisando faz tempo…

Acreditamos que outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas e resolvemos compartilhar algumas de nossas respostas.

  • Tenho uma propriedade rural, não produz nada, está abandonada, tem uma área verde enorme e acho que dá para fazer caminhadas, penso em reformar a velha casa e servir alguma refeição. O que será que posso oferecer?
  • É possível fazer algo numa fazenda com cavalos, gado, animais? A propriedade tem arredores de estrada de chão com paisagens montanhosas. Acredito que cavalgada pode ser uma boa, mas não sei por onde começar.
  • Tenho um sitio pequeno, açude e um quiosque onde minha família costuma vir de vez em quando cozinhar no fogão a lenha. Fico numa região muito frequentada por ciclo turistas e por quem faz trekking. Como poderia adaptar meu sitio para ser um ponto de parada interessante para essas pessoas?

vinicola

Se identificou com alguma das situações?

São muitos pontos a considerar quando se fala em gestão de negócios turísticos.  Acredito que as orientações abaixo servirão para responder as questões. A base, a meu ver, está em 3 pontos determinantes:

  • Investimentos: essa é pergunta que sempre vai acompanhar quem pensa em empreender e nem sempre significa altos valores $$$. Investimento de tempo, dedicação, esforço, planejamento. Muitas vezes, circulando pelas propriedades rurais, observo muita coisa boa indo para o lixo. Você economizaria muito se investisse algum tempo estudando como reciclar o que tem na sua propriedade ou arredores e que pudesse servir ao seu negócio. Claro, dependendo da situação da propriedade, precisará de algumas latas de tinta, limpeza de terreno, retirar entulhos sem finalidade, alguma reforma nos currais ou baias. Mas, dá para começar economizando bastante se você tiver em mente a questão da reciclagem e reaproveitamento. E, isso serve para quase tudo, da decoração de interiores a grandes reformas.

 

pessoas

  • Pessoas: para lidar com certas atividades em um ambiente rural é preciso contar com quem sabe fazer. Se você tem um fogão a lenha e não sabe preparar nada típico da sua região, comece a procurar quem saiba, faça um curso de gastronomia ou procure parceria com alguém na sua região. A gastronomia sempre é um aliado muito bom do turismo rural. Se você oferecer cavalgada tem alguém que sabe lidar com os cavalos? Conduzir com segurança os turistas? Sabe o que é doma natural ou racional de um animal? Nem sempre o cavalo que serve para lidar com o gado vai servir também para atividades com os turistas. Para as caminhadas, trekkings e ciclo turismo existem normas de segurança. Você já conhece? Prevenção para quem está nesse ramo é palavra de ordem. A responsabilidade é sua quando o turista atravessa a porteira. Geralmente as propriedades rurais estão em lugares afastados dos grandes centros, longe de bom atendimento médico hospitalar. Então não confie na sorte. As pessoas são cruciais no acompanhamento das atividades que você vai oferecer, na alimentação que vai servir, na organização e recepção.

 

equinoterapia

 

  • Criatividade: o que você precisa ter para abrir um negócio? Produtos ou serviços, não é? E para criar bons produtos em propriedades rurais, considerando a concorrência dos outros destinos turísticos, vai precisar de muita criatividade. Primeiro, para estabelecer que serviços e atividades vão compor o produto que vai ofertar para os turistas. Segundo, para fazer com que esse produto gere experiências significativas para quem visita a região. Por ultimo, para atrair o turista certo. Entender isso é muito importante para definição do modelo do seu negócio turístico.

 

Se quiser saber mais, deixo aqui a sugestão para que assista um webinar que fiz no 1º Congresso Online para o Desenvolvimento do Turismo Rural. Além de 3 Passos para Adequar uma Propriedade para o Turismo, dou dicas de como criar produtos turísticos atraentes. 

ASSISTIR AGORA

passos para adequar e dicas criar produtos

Tem outras dúvidas? Envie para nossos consultores

Esperamos que esse conteúdo te inspire e ajude a tocar o seu negócio.

Já curtiu nossa página no FACEBOOK e INSTAGRAM?