Como o Turismo de Experiência pode turbinar seu negócio

Já pensou na possibilidade de implantar experiências no seu negócio?

O turista, quando planeja sua viagem, nem sempre tem ideia das experiências que pode fazer, acaba deixando a decisão de compra para quando estiver  no destino turístico.

Se você não sabe porque o turista não está indo até sua propriedade ou não está conseguindo o número mínimo de pessoas para sair o passeio que oferece na sua agência, há forte indicio que algo saiu errado no processo de divulgação e você pode estar perdendo a oportunidade de oferecer algo com alto valor agregado.

Será que está utilizando a estratégia de marketing certa?

O que vai fazer um cliente comprar os passeios da sua agência, ir até o seu atrativo turístico, se hospedar na sua pousada, pedir determinado drink no seu restaurante ou levar uma lembrancinha da sua loja de artesanato é, como ele vai se sentir ao estabelecer “contatos” com o seu negócio. Presenciais ou virtuais, isso mesmo, hoje tudo começa no digital.

O grande desafio do marketing é fixar sua marca, seus produtos e serviços, na mente e no coração do consumidor, antes mesmo dele sair de casa.

Já nos momentos de contato presencial, quando os clientes passam por experiências, principalmente as sensoriais, criam uma relação com sua marca. Se você souber usar as estratégias certas, vai encantar o cliente, seu lucro aumenta e seus clientes ainda ajudam a multiplicar o seu negócio.

oficina de culinaria

O que você lembra de suas viagens?

Tenho certeza que vai lembrar de sabores, cheiros, paisagens, situações que mexeram com você, tocaram seus sentidos e causaram alguma emoção. Mas, e a empresa, a marca? Lembra do nome da pousada? Com que agência viajou, o atrativo turístico que visitou?

Pode ser que você descreva o que provou, viveu ou sentiu para outras pessoas. Porém, pode não ter contatos, nada de quem proporcionou aquelas sensações em você, nem mesmo um cartão, sabe por que? A experiência foi legal, mas não foi bem planejada, não se pensou do início ao fim em estratégias. Perdeu-se a oportunidade de fixar a marca da empresa, na mente do consumidor. O boca a boca não vai funcionar.

Participo de muitas experiências em minhas viagens e fico angustiada quando vejo empresários se lamentando da situação, mas que não se dão conta do “poder do cliente”. Não entenderam o processo de encantamento do cliente, não desenvolveram as habilidades para fazer uma gestão de marketing eficiente.

 Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles.“ (Kotler)

Marketing significa saber lidar com um mercado em movimento. Uma vez nesse mercado há muito o que fazer, aprender sobre:

  • Pesquisa de mercado
  • Planejamento estratégico
  • Público alvo
  • Uso de tecnologias
  • Conhecimento dos concorrentes
  • Produto
  • Precificação
  • Onde, como e para quem vai vender

E, por aí vai. O marketing não deve ser associado somente às formas de fazer promoções e vendas.

O marketing mudou muito, antes tínhamos um produto ou serviço e íamos atrás do cliente. Hoje temos o cliente e vemos como podemos ajudar a resolver algum problema ou satisfazer algum desejo que ele tenha.

Nós lidamos com pessoas que consomem, e elas mudam. As pessoas gostam de novidades.

Derrube barreiras, deseje a mudança, vença o medo. Para fazer Marketing de Experiência tem que estar aberto ao novo, ao diferente, às experiências inusitadas.

Marketing de Experiência

O marketing de experiência é uma ferramenta e  é preciso saber lidar com ela, porque vai contribuir muito para sobrevivência do seu negócio turístico.

O objetivo do Marketing de Experiência é estudar os sentidos, como eles atingem a percepção humana, como afetam a decisão dos consumidores quando se passa por alguma Experiência, presencial ou virtual.

Muitos negócios turísticos já se adequaram e implantaram experiências. As vinícolas de altitude da serra Catarinense e da serra Gaúcha aproveitam a vindima e a cada ano apresentam uma forma diferente de se fazer enoturismo. Atrativos turísticos, como alguns de São Roque,  Socorro e Brotas em São Paulo, também inovaram na forma de recepcionar, apresentar produtos e serviços,

E, como o marketing de experiência ajuda a turbinar seus negócios?

  • Estimula o consumidor a um contato com o produto ou serviço;
  • Leva a pessoa a realizar uma compra;
  • Faz com que venda mais do que estava previsto;
  • Cria uma relação “emocional” com o negócio;
  • Faz com que clientes passem a ser seu vendedor.

Passar por uma experiência permite ao consumidor verificar vários aspectos do serviço/produto. Os sentidos e comportamentos estão envolvidos e dá a ele melhores condições para tomada de decisão.

passeio de bufalo

Para gerar resultados positivos, aquele momento UAU, o marketing de experiência precisa ser bem estruturado, precisa de processo, pensar estrategicamente que reação quer causar no consumidor. Pode ser:  um compartilhamento com amigos ou nas redes sociais, likes, comentários, uma indicação para a familia, a efetivação de uma reserva ou uma compra. Pode ser também: sorrir, chorar, ficar com os olhos brilhando, relembrar algo do passado ou da infância, se emocionar.

De nada adianta oferecer degustações, brindes, aromatizar ambientes, sem antes traçar objetivos claros, definir estratégias e ações concretas. É preciso pensar no pré, durante e pós experiência.

Para isso existe um método e eu criei um passo a passo, simples, para você investir em produtos turisticos baseados em experiências.  Ele vai e ajudar a fazer escolhas, a pensar em tudo e não esquecer de pontos importantes. Para saber mais te ofereço 20 minutos, gratuitos, para primeiro entender as potencialidades do seu negócio e ver se é o momento adequado de investir em turismo de experiência. Clique aqui e agende seu horário.

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8 comentários em “Como o Turismo de Experiência pode turbinar seu negócio”

  1. Tenho interesse pode dar mais informações? Temosuma pequena vinicola em Bento e estou vendo muitas abrirem para visitação. Não sei bem o que fazer para me diferenciar.

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    • Oi Paulo o ideal seria iniciar fazendo um diagnostico presencial ou um autodiagnostico para estabelecer as ações necessárias. Vamos conversar.

    • Claro Marlene, o primeiro passo seria fazer um diagnostico da sua propriedade e do entorno. Tenho um diagnostico presencial, onde checo mais de 50 pontos, e o auto diagnostico, eu envio o material pra você e com consultorias online te explico como aplicar. Depois você envia ele pra mim com imagens e eu faço uma devolutiva pra você, com sugestões de ações de melhoria. Posso enviar mais informações se quiser, ok?

    • Que boa noticia Lais, fico contente que esteja gostando do curso “Como iniciar no marketing de experiência”. Depois que implantar, mande os resultados que alcançou com a aplicação das estratégias 🙂

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