5 Atividades rurais que sua propriedade rural pode oferecer aos visitantes

Passar horas em atividades rurais em um sítio, uma fazenda, uma chácara, em contato direto com a natureza e esquecer completamente a correria do dia a dia da cidade. Quem já experimentou garante: é uma sensação maravilhosa, extremamente relaxante.

Já aqueles que ainda não vivenciaram essa experiência, precisam descobrir o poder revigorante de um passeio familiar no campo. E a sua propriedade rural pode ser uma ótima opção, para os dois grupos de pessoas.

Mas para que o turista rural receba o tratamento adequado, você precisa oferecer atividades rurais que o integre na sua rotina. Afinal, o que para você são “obrigações diárias”, para o turista tudo é novidade e serve para ele como entretenimento.

Veja 5 atividades rurais rotineiras da sua propriedade que podem se transformar em atrativos para o turismo rural.

 

1- Fazer a ordenha é uma das atividades rurais que os hóspedes amam

As pessoas dos grandes centros urbanos que viajam para o interior buscam vivenciar um pouco dos costumes do campo. E uma das atividades rurais que o agricultor pode oferecer ao turista é a chance de tirar o leite para o próprio consumo.

Acompanhar o produtor rural na lida logo nas primeiras horas do dia, observar a preparação do animal e, ele próprio, fazer a ordenha. E depois retornar para casa com o leite que será servido no café da manhã.

O que para o homem do campo é uma prática rotineira, para o turista será uma descoberta transformadora.

 

2- Acompanhar o nascimento de um bezerro

Imagina o turbilhão de emoções que você pode provocar no turista, se ele conseguir acompanhar o nascimento de um bezerro. Isso pode ser uma experiência inesquecível para o hóspede do seu sítio ou fazenda.

Esse é o tipo de acontecimento que fica marcado definitivamente na memória de qualquer pessoa, do campo ou dos grandes centros urbanos. Além disso, para as pessoas da cidade, testemunhar o nascimento de um bezerro é um fato que deve ser compartilhado.

Ninguém consegue guardar essa experiência apenas na memória, isso é o tipo de acontecimento que merece divulgação. E o seu hóspede certamente se tornará um divulgador da sua propriedade, indicando você para outras famílias.

 

3- Degustação dos produtos fabricados durante as atividades rurais

Quais são os produtos que você produz na sua propriedade rural que são distribuídos para os grandes centros urbanos ou durante as atividades rurais? Todos estes itens podem ser oferecidos para os turistas como degustação. Assim eles serão estimulados a comprar, levar para suas casas na cidade e a dividir com amigos e parentes.

Além de criar um novo canal de venda para suas mercadorias, seus visitantes serão estimulados a divulgar a sua marca. Pois os produtos que compraram durante o passeio no campo serão divididos com familiares e amigos.

processo produtivofotos: @elianequadro

4- Conhecer o processo produtivo da agroindústria

Muitos sítios e fazendas atuam como agroindústrias, processando alimentos em fábricas instaladas dentro da propriedade rural. Levar o visitante para um tour pelas instalações fabris, dentro e fora da sua propriedade, agrega valor para o turista.

Nestas atividades rurais você pode se associar a outros produtores, e levar o turista para conhecer o processo de fabricação dos vizinhos. Pois a criação de um roteiro, inserindo a agroindústria da região, promove a atividade e permite a comercialização dos produtos.

Além de promover os produtos, com a criação de novos canais de venda, as atividades rurais abrem postos de trabalho. Com isso, insere os jovens e mulheres da família na atividade, motivando a permanência no campo.

Veja o que o turismo rural representa para as famílias do campo:

  • Incremento da renda familiar
  • Protagonismo da mulher
  • Inclusão dos jovens
  • Canais alternativos de comercialização
  • Valorização da cultura local

Todos os integrantes da comunidade rural ganham com esta iniciativa, além de ser um valioso atrativo turístico para o visitante.

 

5- Pescaria no sítio ou na fazenda

O campo possibilita a realização de uma infinidade de atividades rurais, de lazer e entretenimento, entre elas está a pescaria. E este é um dos muitos atrativos que mais conecta o visitante à natureza, e o que mais aproxima as famílias.

Mas, se algum membro da família do visitante não quiser praticar a pescaria, existem outras atividades rurais e que envolve a pesca. Você pode entretê-lo com outros atrativos:

  • Acompanhar o processo de engorda dos peixes;
  • Conhecer os métodos utilizados no tratamento da água;
  • Aprender as técnicas usadas na limpeza do animal;
  • Aprender algumas receitas para o preparo da iguaria.

As propriedades rurais que instalam criadouros de peixes ganham muito mais do que um ótimo atrativo para o turismo rural. Além de entreter e divertir visitantes, o local passa a oferecer mais qualidade de vida para as famílias do campo.

E agrega valor também ao faturamento da propriedade rural, pois são, na verdade, três negócios em um. Além do pesque-pague, tem a engorda/venda de pescados frescos e o restaurante, onde os visitantes saboreiam suas pescas.

 

Gostou da ideia e quer saber mais sobre experiências no Turismo Rural?

Você tem uma propriedade rural e está em busca de novas fórmulas para gerar renda e tornar a sua terra lucrativa?

Inscreva-se na nossa aula gratuita. Você vai receber também  no seu e-mail novas aulas e vai ficar sabendo quando publicarmos novos artigos.

COMO ADEQUAR SUA PROPRIEDADE PARA O TURISMO?