7 Formas para atrair mais consumidores

O que é experiência e como ela pode te ajudar a atrair consumidores?

Falamos sobre a importância do Marketing de Experiências para alavancar negócios no Post 9 Estratégias de Marketing

Vamos aprofundar um pouco mais o assunto hoje. Experiência é tudo o que você pode proporcionar ao consumidor a ponto de transformá-lo. Fazer com que saia do ponto A ao B enriquece o ser humano, dinamiza e intensifica sensações.

O principal objetivo do Marketing de Experiência ou Sensorial, como também é chamado, é tornar seu produto/serviço relevante, atrair interessados, aumentar a percepção do consumidor sobre ele, proporcionar interação, vivência e gerar mais vendas.

Com o marketing de experiencia, propositalmente, se estabelece com antecedência que estímulos são importantes para experiência do consumidor com seu produto/serviço, que sensações se deseja causar e até onde quer que ele avance na jornada de compra.

Veja esse POST sobre Negócios do Futuro e os testes que já estão fazendo.

Para que isso aconteça é preciso entender primeiro como tudo acontece. Já existe uma ramificação na neurociência, o neuromarketing, que explica como é a jornada de decisão na cabeça do consumidor. Estuda o comportamento das pessoas para tentar entender os desejos, as motivações e os impulsos na hora de realizar uma compra. É utilizado em diversas áreas no mundo dos negócios, da criação de uma marca, design de um produto, formatação de experiências, até a tomada de decisão.

“Considere experiência, desde o primeiro contato de captação, como atrair o cliente, compra, suporte, entrega ou utilização do produto/serviço até o pós-venda, para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.”

As experiências sensoriais podem focar somente em um dos 5 sentidos, mas ficam muito mais ricas e são mais efetivas se houver uma combinação de sensações. Outros elementos também ajudam a intensificar o momento em que as pessoas estão em contato com o que você tem a oferecer.

É justamente na criação de experiências com base nos sentidos que estamos focados atualmente, direcionamos as dicas nas nossas redes sociais e neste post. 

Aqui na Quadro Consultoria já adotamos algumas estratégias e, em pouco tempo, vimos o número de seguidores dobrarem e compartilhamentos aumentarem, além de outras possibilidades de negócios. É possível inclusive, oferecer uma excelente experiência via negócios online.

Selecionamos 7 formas para atrair mais interessados na sua agencia, atrativo, meio de hospedagem ou alimentação, pode colocar em prática já.

  1. Atração pelo entretenimento e diversão

Situações divertidas são uma das ofertas mais clássicas para atrair a atenção das pessoas. É o tipo de conteúdo que todo mundo gosta, curte, compartilha. Já publicamos alguns e funcionaram muito bem. O lado lúdico mexe com o imaginário e, de uma forma bem descontraída, se consegue passar a mensagem da sua oferta.

A vantagem do entretenimento e da diversão é que permitem a você acessar quantidade de público mais rapidamente, coisa que outras ações levariam mais tempo.

Para produzi-lo, usamos a estratégia de pequenas experiências, com utilização de imagens e vídeos curtos, que também funcionam muito bem.

  1. Atração via audiência de terceiros

Com certeza você já deve ter visto na internet, TV ou outro veículo, alguma notícia, artigo ou reportagem sobre seu ramo de atuação. A audiência que eles geram provavelmente inclui seu público alvo, mas quantas empresas como a sua você vê com alguma estratégia para atrair, aproveitando a veiculação do conteúdo?

Esse tipo de atração possui um custo relativamente baixo e pode passar uma imagem interessante da empresa.

Como exemplo vou citar o Programa Globo Repórter, muitas das reportagens são para destinos turísticos onde leva seu grupo por sua agência de turismo ou tem seu estabelecimento, um atrativo, pousada ou restaurante.

Para atrair via audiência gerada nesses programas o que você poderia fazer?

Uma transmissão ao vivo via redes sociais chamando para o fato que você oferece serviço no destino turístico ou que pode levar o público até lá. Além das transmissões ao vivo, criar posts, artigos no blog, compartilhar um mapa, comunicar de alguma maneira que você existe e está relacionado com aquele programa.

Ao compartilhar ideias criativas sobre o assunto da reportagem você ganha autoridade sobre o assunto, consequentemente ganha a audiência tão necessária.

  1. Atração via parcerias

Algumas formas de multiplicar a divulgação do seu negócio é estudar quem está na sua rede de fornecedores ou verificar como parceiros podem te indicar e vice-versa. 

Nós aqui na empresa já fizemos várias parcerias com blogs, associações e organizadores de eventos, como os congressos online. Todos ganham com fornecimento de conteúdo e prospects.

Se seu empreendimento, por exemplo uma agência de turismo receptivo, circula pelas rodovias, pode fazer parceria com outros estabelecimentos, os de alimentação e artesanato principalmente. Fazer uma parada para o caldo de cana, trocar material promocional sobre os passeios, levar uma lembrança do local.

  1. Atração com experiências interativas e sensoriais

Experiência é um bate papo com os sentidos, estão neles a fonte de ideias. Mexer com o lúdico traz consumidores, pode surpreende-los e fazer com que criem uma conexão emocional com seu negócio. Como consequência, aumentar seu faturamento.

Na gastronomia, hospedagem, em excursões ou em um sitio é possível criar atividade que envolva pelo menos um dos cinco sentidos. Geralmente a visão e o paladar são as formas mais utilizadas para atrair.  

Depois que começamos a incrementar nossos posts nas redes sociais, utilizando técnicas com base no sentido da visão e audição, utilizando boas imagens e vídeos, percebemos como melhora a experiência do nosso público com nossa oferta e fazem toda a diferença para o alcance de metas.

Recentemente fizemos isso com posts no INSTAGRAM e FACEBOOK, publicamos uma serie de dicas para Páscoa, Carnaval e outra para gastronomia. Foi incrível o resultado, acessos, indicações. Faça uma busca nas redes sociais por #marketing_experiencia  e dá uma conferida.

Utilizar cores são representações que mexem muito com o sentido da visão e deixam seu negócio bem mais alegre, assim como os sons que deixam o ambiente mais dinâmico. Se quiser saber mais, solicite nosso infográfico sobre Significado das Cores.

Quem trabalha com serviços pode oferecer uma pequena demonstração, como uma parte da solução para algum problema do cliente ou apresentar algo que satisfaça parcialmente um desejo dele.

  1. Atração usando elementos locais

Ainda é um formato pouco utilizado. Para funcionar precisa pesquisar e estudar sua região, explora o potencial que tem.

Estes dias estava conversando com a dona de uma sorveteria. Eles resolveram incluir um sabor regional, o sorvete de butiá, característico de Floripa, divulgaram no Instagram, acabou tudo num instante.

Os elementos locais podem ser explorados também na decoração. Eles enriquecem ambientes internos e sinalizações de ambientes. Como por exemplo os objetos e brinquedos de miriti, que enriquecem ambientes de pousadas e lojas em Belém do Pará.

Utilizando materiais típicos você acaba reduzindo custos também, pois costumam ser bem mais em conta, as vezes está no seu quintal, gratuitamente.

  1. Atração com elementos temáticos

A tematização do empreendimento é uma das coisas mais gostosas e divertidas de se fazer, particularmente é uma das minhas atividades favoritas, depois de criar experiências sensoriais.

É perfeito para atrair o publico certo em datas festivas ou em destinos turísticos que tenham forte apelo cultural, com vários elementos para serem usados em uma tematização.

Como exemplo, veja nossas #dicas_marketing_sensorial sugeridas para as férias e carnaval, postadas nas nossas redes sociais. Também é necessário um certo estudo, pesquisa, se antecipar fazendo planejamento das ações para feriados e datas que podem ser importantes para seu negócio e, principalmente, muita criatividade.

Nessa vídeo aula você tem mais dicas.

  1. Atração com espaços diferenciados

Hoje há uma variedade enorme de oportunidades para atrair clientes que buscam por locais diferenciados.

Algumas você já deve conhecer e utilizar, como: os espaços kids adaptados para deixarem pais despreocupados e criançada ocupada; espaços pet friendly para quem faz questão de levar seu bichano ou viaja muito; espaços para leitura; redários para os momentos de relax e preguiça; espaços gourmet para pessoas ou grupos que querem se arriscar na arte da cozinha e aprender algo novo; espaços para escutar música ou tocar algum instrumento; mini horta ou cultivo de flores para quem quer botar a mão na terra; e, por aí vai.

 

Esperamos que esse artigo ilumine sua vida empreendedora. Foi útil para você? deixe seu comentário abaixo.

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