A Transformação Digital do Turismo Rural

A pandemia mexeu com o turismo rural e acelerou a transformação digital dos negócios turísticos

Você já deve ter ouvido falar sobre transformação digital, mas sabe realmente o que significa?

A pandemia nos mostrou que a transformação digital é possível para qualquer um. Basta querer começar e vencer o desafio de entender como funciona os negócios online.

Se podemos dizer que há um lado bom dessa pandemia que enfrentamos, com certeza, está na palavra “aprendizado”. Todos aprendemos algo novo durante a quarentena.

Lidar com plataformas de Marketplace, web conferências, salas de bate-papo, e ainda mais, com a precária internet rural que existe no Brasil, se mostrou uma aventura tecnológica.

Foi possível perceber que a transformação digital é muito mais que ter um site ou uma rede social. Para ter seu negócio no mundo online, é preciso ir muito além e estar preparado para ultrapassar os obstáculos.

Transformação digital: o que é

A transformação digital visa melhorar o desempenho de um negócio. A tecnologia está envolvida sim, mas ela não é o ponto principal. Para ela acontecer é preciso uma mudança um pouco mais radical na estrutura da empresa.

Primeiro, é uma transformação pessoal. Toda transformação é um processo e acontece de dentro pra fora. Entender exatamente qual o significado para sua vida e para o seu negócio. É uma iniciativa do gestor.

Segundo, é preciso entender o que ela significa para a vida do seu cliente e colaboradores.

Terceiro, saber o que esperar do mundo conectado. E, por último, prever quais os recursos necessários.

Se ainda não começou a sua transformação digital, abra o olho, porque seus clientes já começaram faz tempo e eles podem estar num estágio muito mais avançado.

Benefícios da transformação digital

O principal beneficio que uma transformação digital proporciona é o ganho de produtividade. No campo você já deve ter visto o quanto a tecnologia agiliza na lida diária.

No turismo rural a tecnologia tem que ser uma aliada para ir mais rápido e ser mais eficiente e não um obstáculo.

Muitos me perguntam se só os grandes negócios passam por transformações digitais. Todos os negócios, sejam pequenos ou grandes, vão enfrentar a transformação, é só uma questão de tempo. Para alguns já é uma realidade. Para outros, começou com a pandemia.

Se você é dono de um negócio turístico é muito importante que tenha em mente que, a transformação digital tem que acontecer e parte primeiro de você, que está no topo do negócio. Por que ela requer algum tipo de investimento, seja em tempo, pessoas ou financeiro, e quem toma as decisões, é você.

E por que você deve dar continuidade nessa transformação?

Nesses últimos meses nós vimos uma explosão de negócios digitais, eles já estão acontecendo há um tempo, mas se intensificaram durante a pandemia.

Também porque muita gente aprendeu a lidar com o digital, aprenderam a usar ferramentas digitais, como os meets ou lives, perderam o medo de comprar pela internet, todo isso está mexendo muito com o dia a dia das pessoas.

Então, se quer continuar antenado, não deve esquecer de quem está no centro disso tudo (o consumidor) e principalmente, o que as novas gerações esperam hoje dos negócios.

Se o comportamento das pessoas com que convive mudou com o mundo conectado, os do seu cliente também.

Hoje quando quer saber algo o que faz? Vai buscar no Google

Se quer saber o preço? Vai no Google.

Pensou em viajar? Vai no Google pesquisar o destino, passagens, hospedagem e o que tem pra fazer.

Seu pensamento deve partir do princípio que as pessoas precisam encontrar o seu negócio lá, na primeira página do Google.

Que elas querem uma experiência legal também no virtual e não só quando chegar no seu negócio turístico.

As pessoas querem rapidez na busca por informações, mais agilidade na compra de ingressos ou agendamento de serviços e passeios, mais comodidade para realizar check-in, querem encontrar uma automação que simplifique processos e que consigam realizar compras de forma mais fácil e segura.

Essas coisas não existiam antigamente e o relacionamento com consumidor era mais olho no olho. Agora tudo mudou.

Para você ter uma ideia existem bilhões de sites que processam em média mais de 80.000 consultas de pesquisa no Google. É muito conteúdo gerado diariamente e, a cada minuto, só aumenta.

Aí vem a grande questão:

Como fazer o seu negócio competir nesse mundo gigantesco de informações?

Ter a consciência de que é preciso mudar é o 1º passo. Depois, é tomar a decisão por mudar, de sair da zona de conforto, identificar o que precisa melhorar e o que a sua equipe precisa para evoluir junto com você.

Se seu negócio turístico nasceu antes da internet pode ser que o desafio seja bem maior. É a hora de esquecer tudo que aprendeu e fez. Na era digital elas não se aplicam mais.

Minha sugestão:

  1. Considere o desapego de suas ideias, não se apegue a processos, ao serviço ou produto que oferece, saia da zona de conforto o mais rápido possível.
  2. Nada vai mudar se você não mudar sua forma de encarar e enfrentar o mundo online.
  3. Pense a transformação digital uma transformação de pessoas. Sua equipe precisará de capacitação.
  4. Identifique os problemas, uma análise vai te mostrar os pontos críticos e indicará as adaptações necessárias e eu posso fazer essa análise pra você.
  5. Invista em dados para entender sobre pessoas. No mundo online dados valem ouro.
  6. Aprenda que tecnologia é mais apropriada para o seu negócio, nem tudo que seu concorrente faz no mundo online servirá para você.

O mundo passa por transformações constantemente. A que estamos vivendo agora vai exigir um pouco mais de nós, em todos os aspectos.

Posso te ajudar no processo de transformação digital do seu negócio. Aqui na Quadro Consultoria temos uma equipe antenadíssima. Veja mais detalhes clicando aqui.

Sou Luciane Quadro, turismóloga, especialista em marketing e consultora de negócios turísticos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.