Tráfego Pago para Turismo: estratégia para multiplicar seus resultados

Já usa trafego pago para seu negócio de turismo?

Imagine planejar um novo roteiro de viagem para sua agência, fazer todo o trabalho de pesquisa de destino, fotos, fornecedores, criar uma agenda, conteúdo, e depois que você disponibilizar para venda poucas pessoas se interessarem. É difícil até imaginar, não é? No digital, se investir na criação de um site, loja on-line ou blog e não ter tráfego, basicamente, é isso que acontece.

Não adianta criar o melhor conteúdo, os melhores produtos se depois que postar ninguém acessar. Hoje nas redes sociais, eventualmente, alguém até pode encontrar o seu negócio, mas de modo geral, a baixa exposição faz perder boas oportunidades de venda.

Você precisa fazer com que as pessoas te encontrem, e hoje existem várias formas de se fazer isso. Criando conteúdo, fazendo parcerias com influenciadores, etc. Mas, sem sombra de dúvidas, o que mais funciona é o Tráfego Pago.

O Tráfego Pago para turismo gera um aumento de público no curto prazo, ou seja, rapidinho seu site, suas redes sociais e seu canal começam a receber mais visitantes. Isso significa que o número de vendas também pode crescer rápido.

Mas afinal de contas o que é Tráfego Pago?

Antes de explicar o que significa exatamente Tráfego Pago para turismo, você precisa entender o que é tráfego de modo geral no mundo digital. Tráfego é uma métrica baseada nos acessos que o seu conteúdo recebe. Explicando de forma simples, é basicamente tirar a pessoa do ponto A, geralmente Facebook, Instagram, Pesquisa do Google, etc e levá-la ao ponto B, seu site, loja ou página.

Hoje em dia é possível pagar algumas plataformas como o Facebook Ads e o Google Ads para conseguir um número extremamente maior de acessos, e é daí que vem o nome Tráfego Pago.

Exemplo: sabe quando você faz uma pesquisa qualquer no Google, os primeiros resultados que aparecem em destaque tem a palavra “Anúncio” na frente? Pois bem, eles são chamados de Links Patrocinados. E geralmente se o Gestor de tráfego for bom, eles não vão aparecer apenas ali após sua pesquisa, mas também em blogs, sites e nas redes sociais.

Você será perseguido pela internet. Sabe aquele produto que está em todos os lugares que você visita na internet? Não é coincidência, não é coisa de hacker ou um sistema de espionagem que ouve e vê tudo o que falamos quando estamos na internet, isso é uma estratégia de Tráfego Pago que chamamos de Remarketing, mas isso é assunto para outra conversa.

Como funciona o Tráfego Pago para turismo?

As principais fontes de Tráfego Pago do mercado funcionam por dois métodos diferentes: CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por Mil Impressões), ou seja, você pode pagar pelo clique que o usuário dá no seu anúncio (CPC) ou por aparecer mil vezes no resultado de busca (CPM).

O CPC é a melhor maneira de direcionar o tráfego real para suas páginas, porque você só paga pelos cliques em seus anúncios, já o CPM é recomendado para você que deseja obter maior visibilidade, pois seu foco é fazer com que os anúncios apareçam com mais frequência.

Sobre os dois modelos, não é possível dizer que um é melhor que o outro, afinal, isso irá depender muito do seu objetivo, e como você pode ver, o objetivo de um é gerar clique e do outro, simplesmente aparecer.

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Fontes de Tráfego Pago para turismo

Hoje em dia existem várias plataformas para levar Tráfego Pago para o seu site, vou listar aqui as principais:

Google Ads

O Google Ads é provavelmente a primeira e uma das plataformas de Tráfego Pago mais conhecidas. Antes se chamava Google Adwords, o sufixo “words” (palavras, em inglês) não era à toa pois nos seus primórdios a única segmentação possível era por meio de palavras-chave.

Ao longo dos anos, o Google Ads tornou-se uma plataforma maior do que a segmentação por palavras-chave. Resumindo, os anúncios no Google Ads se dividem em: Rede de Pesquisa (mecanismo de busca do Google), Rede de Display (sites, blogs, portais parceiros do Google), Youtube, Gmail e Shopping.

Uma das principais vantagens de anunciar no Google Ads é segmentar o público que quer atingir. A segmentação da plataforma permite exibir seus anúncios para pessoas de determinada localidade, faixa etária, interesse, entre várias outras possibilidades.

Com todo esse poder de segmentação você garante que irá atingir um tráfego que realmente seja qualificado para o seu negócio.

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Facebook e Instagram Ads

Temos aqui a ferramenta que não pode faltar em uma boa estratégia de Tráfego Pago, o Facebook e o Instagram Ads, que formam a rede de produtos do Facebook. Com ela você pode criar campanhas e anúncios para Facebook, Instagram, WhatsApp (mensagens), Messenger e para o Audience Network onde seus anúncios vão aparecer em aplicativos móveis e sites parceiros do Facebook.

Uma das principais vantagens da plataforma é que além da sua incrível capacidade de segmentação (Dados Demográficos, Interesses e Comportamentos), ela tem uma poderosa ferramenta de criação de públicos que permite direcionar anúncios com base nos seus clientes atuais ou por pessoas que demonstraram interesse real na sua empresa.

A criação de públicos do Facebook, se bem usada, permite multiplicar rapidamente seus resultados.

Outras fontes

Existem outras plataformas de Tráfego Pago, não tão famosas ainda como as citadas acima, mas extremamente poderosas, claro que isso sempre vai depender da sua estratégia.

Alguns exemplos são: LinkedIn Ads, Twitter Ads, Bing Ads, Taboola e Outbrain. Vale muito a pena estudar sobre cada uma delas e entender qual será a melhor para o seu negócio. 

Concluindo

O Tráfego Pago é sem sombra de dúvidas uma estratégia poderosa para empresas que desejam obter resultados expressivos no marketing digital. Cabe a você, entender a fundo as necessidades do seu público, da sua persona para traçar a melhor direção e utilizar os melhores canais que façam sentido para você.

Anunciar no Google e no Facebook é completamente diferente de anunciar no LinkedIn. Os interesses das pessoas que navegam por esses canais variam, por isso estude as ferramentas e seu público para se tornar cada vez mais assertivo.

Bom, e como estamos falando de Marketing Digital por aqui, não existe certo e errado. O que existe é você testar e encontrar os melhores públicos e as melhores ferramentas. Você está sempre a um teste do seu melhor resultado.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer o que é Tráfego Pago e como ele é essencial em qualquer estratégia de Marketing Digital.  

Você já usa Tráfego Pago na sua estratégia? Como estão seus resultados? Que tal aprender com quem entende?

Nós indicamos esse guri, ele é fera em anúncios pagos para redes sociais e Google e o melhor, se especializou em anúncios para pousadas, atrativos, agências e outros negócios de turismo 🙂

*Autor visitante do nosso blog: Fernando Guilherme, é gestor de trafego pago e pode te ajudar a ter mais visitas e possíveis compradores no seu site ou redes sociais

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