Marketing de conteúdo é mais barato e dá mais resultado

Marketing de Conteúdo?  O marketing tradicional já era?

A questão é, como seu o consumidor está interagindo com marcas, buscando por produtos ou serviços semelhantes aos seus, no mundo online?

Por exemplo, meu público vem se constituindo em pessoas que se interessam pelo nomadismo digital, por viajar, por trabalhar de qualquer lugar ou em casa, pessoas que amam lidar com setor de turismo, que querem trabalhar online viajando. Logo, meu publico está muito presente na internet.

Hoje o mundo online representa mais de 90% da minha captação e, beira os 100% as indicações feitas pelo que eu chamo de “boca a boca”  virtual (enviam comentários sobre meu trabalho via Facebook ou WhatsApp).

O que justificaria meu esforço e investimento no marketing tradicional? Só estaria jogando dinheiro fora, não é?

Se os seus consumidores estão  na internet priorize estratégias onde  há mais probabilidade de retorno do investimento.

Marketing Digital é muito mais abrangente que marketing tradicional e uma de suas estratégias é o Marketing de Conteúdo.

E o que é Marketing de conteúdo?

Informação, muita informação rica e relevante, simples assim. Mas, nem tanto.

Eu costumo dizer que Marketing de conteúdo é uma “escola” que você cria para o seu negócio, para educar seu consumidor. Porém, a informação que você gera nessa escola  tem que adotar algumas estratégias:

  • Tem que ser construída com consistência;
  • Deve ser capaz de chamar atenção das pessoas;
  • Estimular o engajamento  do público;
  • Torná-lo seguidor do seu negócio;
  • Levá-lo  a  realizar  ações que o estimulem a continuar te seguindo;
  • Até chegar o momento em que ele realmente precise ter suas necessidades ou desejos satisfeitos; e,
  • Tenha acesso a compra dos produtos ou serviços que você oferece.

Por que o marketing de conteúdo dá tanto certo?

Porque o publico conhece mais sobre você e o que você oferece. Sobre o que dizem a respeito do seu produto ou serviço, se é capaz de entregar  e, se tem a qualidade que você prometeu nas informações que gerou.

No marketing de conteúdo construir e conseguir manter uma boa reputação do negócio é fundamental. Os consumidores se sentindo mais seguros passam a consumir mais facilmente.

Como começar o Marketing de Conteúdo no seu negócio?

  • Encontre um profissional que domine as estratégias de conteúdo;
  • Seja responsável pela criação da sua “escola”;
  • Construa um plano de comunicação;
  • Consiga gerar as informações necessárias, prender a atenção do público e levá-lo a se interessar ainda mais no seu negócio;
  • Que entenda o consumidor e saiba analisar o que realmente demandam do seu negócio;
  • Você pode optar por contratar alguém, se tiver muita demanda, trabalhar com freelancers, nômades digitais ou buscar uma agência.

E o que esses profissionais tem que ter?

Apresentar as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), necessárias no mundo online. Especificamente falando, saber lidar com marketing de conteúdo requer:

  • Dominio em criar conteúdo estratégico;
  • Entender os formatos e a dinâmica de compartilhamento de conteúdo em redes sociais;
  • Atrair e interagir com o público usando recursos como CTA (Call to Action) e Infoprodutos (infográficos, e-books, videos, posts);
  • Saber como adaptar o conteúdo em diferentes dispositivos (mobile, tablet, PC);
  • Entender de SEO;
  • Como segmentar e processar um funil de vendas;
  • Gerar leads de qualidade;
  • Saber transformar seguidores em compradores;
  • Usar estratégias específicas de atração, retenção, manutenção e conservação dos consumidores; e,
  • Te ajude a alcançar a maturidade digital.

Segundo Neil Patel (um inteligente e conhecido consultor de marketing e especialista em SEO), os negócios no mundo online começam a ter resultados quando produzem conteúdo. Nesse video  ele fala da importância de gerar pelo menos um link e compartilhar diariamente nos canais de comunicação com o publico. Fazendo dessa forma, aos poucos, se consegue mais tráfego, fica mais conhecido no nicho que atua e ainda, economiza com anúncios.

O detalhe, super importante, seu conteúdo precisa ser personalizado, você deve ser capaz  de entender o que seu publico quer ouvir e criar isso para ele.



 

O Marketing Digital veio para ficar. E você, quer se adaptar?

Espero que esse conteúdo te inspire. Nos ajude compartilhando esse artigo com seus amigos e, qualquer dúvida poste nos comentários.

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