Meios de divulgação online

Precisa fazer crescer seu negócio no mundo online, mas só está divulgando no Facebook e Instagram?

Hoje passo para falar que existem dezenas de meios para divulgação online da sua ideia, produto ou serviço.

Veja estes 10 meios de divulgação online:

  1. Vídeo viral: tem objetivo de mostrar seu produto/serviço de forma criativa ou engraçada, que prenda atenção imediatamente e de fácil compartilhamento.
  2. Marketing Viral: É diferente do vídeo viral, é para crescer a sua base de seguidores ou clientes. Por exemplo, para incentivar quem já te segue a recomendar seu produto/serviço, oferecer condições especiais para determinado publico, inserir um código de desconto para associações, estimular recomendações para ganhar frete grátis, etc.
  3. Marketing de Conteúdo:  uma das  melhores formas de fazer crescer um negócio digital, principalmente os do setor de serviços. É muito mais que artigos no blog ou textos do feed das redes sociais. São ebooks, pesquisas, webinars, infográficos, vídeos, podcasts e outros, como conteúdo compartilhado somente para quem baixar um aplicativo.
  4. Programa de Afiliados: um termo já bem conhecido no marketing digital. São como representantes de vendas dos negócios online. Os afiliados ajudam na divulgação e venda de produtos digitais criados por produtores e recebem uma comissão pela venda. Para isso é preciso aprender a usar plataformas que gerem links de vendas, como: Hotmart, Eduzz, Monetizze, Amazon, etc.
  5. Construção de Comunidade: Você já deve até participar de algum grupo do Facebook. Os grupos são ponto de encontro online de pessoas com o mesmo interesse e um excelente meio de divulgação para publico, já que a conexão é maior e fica mais fácil o engajamento. Existem alguns aplicativos que são interessantes também como o Slack. E, você pode criar uma comunidade com email marketing e até no Whatsapp.
  6. Eventos online: você deve ter percebido o aumento absurdo de eventos acontecendo nas redes sociais nestes últimos tempos. Existem  diversos tipos de eventos, você pode fazer parcerias com palestrantes, apresentar soluções ou tendências. Existem boas plataformas para gestão de eventos online e muitas são gratuitas ou cobra comissões por ingresso vendido.
  7. Blogs populares: ajudam a atingir mais audiência ou alcançar novo nicho. Geralmente são influenciadores que ajudam inclusive na preparação do conteúdo. Funcionam no formato de permutas, vendas de anúncios ou espaços,, etc.
  8. Youtube: com certeza os videos são a bola da vez, dá pra contar muita história do seu negócio, fazer lives, entrevistas e você não precisa depender só do Youtube pra divulgar. As redes sociais amam quando postamos vídeos nativos (aquele que você carrega direto da sua câmera ou celular). E, também tem o Vimeo, IGTv, Stories do Instagram,etc.
  9. Portais segmentados: os jornais e revistas físicos perderam espaço para os meios digitais. Revistas e jornais tem versões online e são segmentados. Se não sabe fazer um release tente ajuda com uma assessoria de imprensa, eles costumam achar os veículos onde seu público está. Além disso, adaptam a linguagem e ajudam a melhorar  a reputação e imagem do negócio.
  10. Links patrocinados: finalmente a divulgação via anúncios digitais, aqueles que são exibidos nos mecanismos de buscas como o Google ou nas redes sociais. Muito mais complicado, existe uma longa linha de aprendizado para construção de bons anúncios e costumam levar boa parte da verba $$ até conseguir resultados interessantes, porque são baseados no comportamento de busca dos consumidores. Porém, quando se vence a barreira do aprender a fazer, costuma ser a estratégia ideal para quem precisa de resultados rápidos. Só que tem custo geralmente mais alto que os outros meios.

Por onde começar?

Tem um caminho para cada tipo de negócio, não existe receita de bolo, é preciso testar, avaliar e adaptar.

Sou Luciane Quadro especialista em marketing e estou aqui para te ajudar a se adaptar ao mundo dos negócios online.

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