Como criar posts da forma certa – aqueles que convertem

Prender a atenção das pessoas não é fácil

É preciso muita dedicação e conhecimento para criar posts da forma certa.

Não basta conhecer as técnicas para criar um post da forma certa, precisa praticar  e testar muito. Necessário também entender que, se quiser vendas, é preciso pensar em estratégias para divulgação, pois o post não se espalha sozinho.

O que dá certo para meu negócio ou do meu cliente pode não dar para o seu

Nesse artigo vou falar só sobre posts para redes sociais, principalmente para Instagram, que vem dando mais resultados de venda entre as tantas redes sociais (Twiter, Linkedin, Facebook, etc). Mas, vale também para criação de artigos para blogs, email marketing, páginas de site, descrição de vídeos no Youtube e outros formatos de conteúdo online.

Vou falar quais são as características, desafios, os elementos mais importantes que devem constar na composição do post, sua importância para a estratégia de marketing digital e, no final, você poderá baixar um PDF com um passo a passo resumido.

No marketing digital chamamos esse trabalho de criar posts da forma certa de “conteúdo web”,  que inclui elementos que vão além de copywriting, gatilhos mentais, histórias que envolvem as pessoas e textos que ajudam a guiar pessoas até a ação que você quer que ela faça, e outros elementos que vamos ver mais adiante.

O que é conteúdo web?

É a técnica de criar posts  com um determinado objetivo. É imaginar formas de guiar a pessoa que está lendo o post a executar uma ação previamente determinada, chamamos no marketing digital de conversões, por exemplo: gerar vendas.

Como criar posts da forma certa: O desafio

Um post para redes sociais geralmente não é um textão (como um artigo do blog). Então, é preciso levar a pessoa a fazer a ação definida, com poucas palavras.

Criar um post sem planejar o conteúdo web é perda de tempo e de dinheiro

Características do conteúdo web

Para criar um post da forma certa é preciso conhecer muito sua persona. Nesse artigo você tem vários termos usados no marketing digital procure por Persona 😉

Além de conhecer bem as pessoas, vai precisar também:

  • Escrever bem
  • Aprender sobre Storytelling, a arte de criar histórias que conectam e emocionam
  • Usar gatilhos mentais
  • Criar frases que despertem o desejo de continuar lendo (como uma pergunta no inicio do post)
  • Usar  Call To Action (busque no artigo Termos de Marketing por CTA)
  • Escolher imagens (fotos, vídeos, gifs) que representem os textos dos posts
  • Apresentar casos reais ou depoimentos

No marketing chamamos também de AIDA (Atração, Interesse, Desejo, Ação).

Formas de conversão

  • Assinatura de newsletter
  • Cadastro em uma landpage
  • Entrada em lista de e-mail
  • Receber atendimento do vendedor
  • Enviar mensagem por Whatsapp ou messenger
  • Entrar em um grupo no Facebook ou WhatsApp
  • Entrar para uma lista de transmissão do Whatsapp
  • Seguir um canal do Youtube ou Telegram
  • Curtir, compartilhar ou comentar o post
  • Chamar no direct do Instagram

Consegue perceber a dimensão da importância de aprender a criar posts da forma certa e escrever de forma clara, objetiva, que estimule as pessoas a continuar lendo e te seguir?

Leve em conta que, no mundo online, você concorre com centenas de informações (entretenimento, notícias, eventos, fotos, vídeos e perfis experts em atração, provavelmente muitos podem ter o mesmo objetivo que você.

Entendo que, num primeiro momento, isso tudo pode ser muito complicado e talvez você queira focar em outras coisas também importantes para o seu negócio. Por isso, criei o Programa @dapte-se Transformação Digital, para você ou seu colaborador que faz a gestão das redes sociais.

Baixe o resumo com o passo a passo para criar post da forma certa

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Sou Luciane Quadro, especialista em marketing e consultora de negócios.

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