Termos de Marketing

Está difícil entender certas expressões? Ache aqui o termo de marketing digital que está buscando

Leads, funil de vendas, call to action, conversões, inbound, landing page, SEO, analytics… 

O mundo dos negócios online chegou no Brasil trazendo na bagagem termos até então desconhecidos. Alguns foram traduzidos, mas a maioria ficou em inglês.

Quem é da área já se acostumou. Se você está começando agora com certeza deve estar se sentindo perdido.

É enorme a quantidade de conteúdo sobre marketing digital, para te ajudar a entender melhor esse mundo online, selecionamos os principais termos de marketing digital.

Durante a mentoria em negócios online e marketing digital explicamos como funcionam na prática 🙂

Estão em ordem alfabética para facilitar sua pesquisa. Se não encontrar o que quer, manda pra gente o termo. Estamos sempre atualizando a lista.

A

Alt text (texto alternativo)

É usado para descrever uma imagem na internet e é lido pelos buscadores, como o Google e o Bing. É importante para o SEO do site, ou seja, para aparecer melhor nas buscas.

Analytics

É uma análise de dados, a estatísticas de um site, de uma rede social ou do e-mail marketing. O mais usado para monitorar sites é o Google Analytics.

Autoridade 

É o nível que se encontra seu site se comparado aos seus concorrentes/equivalentes. Ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da busca conforme as palavras-chave utilizadas.

Autorresponder

É um sistema automatizado para enviar mensagens para quem se cadastra, otimos para quem tem cadastros grandes.

Automação de marketing

Torna tarefas automatizadas, sabe aquele e-mail marketing que você recebe quando se inscreve para alguma coisa? são feitos de forma automática para facilitar a rotina diária e o relacionamento com o publico.

Afiliado

É uma especie de representante de vendas, um termo muito conhecido no marketing digital. São pessoas que se afiliam a produtores de conteúdo e divulgam os serviços e produtos em troca de uma comissão.

Banner

Provavelmente você já deve ter clicado em algum quando visita blogs. São anúncios que tem imagens e textos pra chamar atenção. É possível gerar renda em um site inteiro com banners, como? pode ser cobrando um valor para que alguma empresa anuncie no blog ou divulgar produtos/serviços como afiliado.  Serve também pra chamar atenção do usuário e leva-lo à outra página do mesmo site, uma pagina de vendas ou loja online, por exemplo.

Blog

Um local do site para publicação de artigos. Geralmente é a parte do site que é atualizada constantemente para atrair trafego pro site. Pode conter vídeos e imagens e tem como objetivo fazer com que usuários novos te encontrem e que usuários antigos retornem ao site com maior frequência.

C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Forma de monitorar quanto se gasta com captação de cada cliente.

Calendário editorial

É o planejamento de posts, artigos, vídeos e conteúdos. Pode ser semanal, mensal, anual, para datas festivas.Ideal se desenvolvido por conteúdistas que dominem SEO e Copywriting.

Canais

Emails, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens, banners e outros meios para se comunicar com o público.

Chatbots

É um programa para bate papo virtual parecido com atendimento humano, só que é um robô. Bom para primeiro atendimento, para filtrar usuários ou encaminhar para setores.

Consistência

É a frequência regular de publicação de conteúdos no site/blog e canais, ajuda na formação de audiência e construção de relacionamento com seguidores e clientes.

Anuncio pago ou Impulsionamento de anúncio 

Utilização de mídia paga, como aqueles anúncios que você vê no Instagram, Facebook, Youtube, banners em sites, Google Adwords, etc.

Conteúdo próprio

Quando a própria marca cria seu conteúdo em forma  de artigos para blogs ou posts de redes sociais, ebooks, videos, imagens, mensagens de email, etc.

Conteúdo viral

Quando um conteúdo (em qualquer formato) é amplamente compartilhada nos canais de divulgação. As vezes ´acontece por acaso ou pode tambme fazer parte de uma estratégia de Marketing Viral.

CPC (Custo por Clique)

Como os anúncios pagos são cobrados no Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization)

É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).

CRM (Customer Relationship Management)

Significa gestão do relacionamento com o cliente. Geralmente um software com várias soluções de gestão, muito utilizado por equipes de vendas.

CTA (Call-To-Action)

Sabe aquele botão colorido que você clica para baixar um ebook, por exemplo? É uma chamada para ação,um incentivo para que o seguidor realize uma determinada ação. como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição.

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web.

D

Deadline 

Significa prazo final ou prazo de entrega.

E

Ebook

É um livro eletrônico, muito usado no marketing digital como isca para conseguir leads ou educar potenciais clientes.

Engajamento

São as interações que seguidores fazem com o conteúdos que publica. Podem ser: curtidas, comentários, respostas, cliques nos links, etc.

Entrega

Geralmente serve para entender quando uma mensagem de email, por exemplo, é enviada a alguém que se inscreveu na sua lista.

F

Facebook Ads

Nome dado para a plataforma de anúncios pagos do Facebook. É nela que você crie anúncios e estipula pra quem vai divulgar, o prazo e quanto quer pagar pelos anúncios.

Formulário de conversão

Espaços virtuais criados para obter informações como nome, e-mail e telefone, geralmente em troca de algum conteúdo.

Funil de vendas

O modelo de um funil é usado no marketing digital para ilustrar o caminho que um potencial cliente faz quando começa a seguir uma marca. Um negócio no mundo online trabalha com conteúdos para atrair pessoas e é preciso estrategia pra isso. Primeiro, cria conteúdos para o topo do funil (ToFu), quando a pessoa descobre o que o negócio oferece. Na sequencia, começa o relacionamento com a pessoa, são conteúdos do meio de funil (MoFu). a educação do potencial cliente para os benefícios do negocio. E, finalmente, vem os conteúdos do fundo do funil (BoFu), quando a pessoa já considera a possibilidade de comprar.

G

Gatilhos mentais

É uma construção do conteúdo tendo como base como nosso cérebro toma decisões no piloto automático, com estímulos específicos que disparam comportamentos. Os gatilhos facilitam o entendimento e faz com que a gente tome decisão por comprar ou não.

Google Adwords

Plataforma que permite criar e fazer a gestão de anúncios, aqueles que aparecem por primeiro nas buscas do Google.

Growth Hacking

Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.

I

Inbound Marketing

São conteúdos relevantes que foca em atrair os clientes até a marca, produtos e serviços de forma gradual, com as seguintes etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

K

KPIs (Key Performance Indicators)

Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

L

Landing Page

Significa página de aterrissagem, um local virtual onde as pessoas iniciam a interação com os negócios. É a porta de entrada para os visitantes. Geralmente tem um objetivo de conversão como vendas ou geração de leads.

Lead

É um potencial cliente, uma pessoa que demonstra interesse na sua empresa e deixou seus seus dados (e-mail, nome, whatsapp, etc.) em um formulário de conversão, a isso chamamos “geração de leads“. É a entrada no funil de vendas.

Lead qualificado

É o lead que já está cogitando comprar de um negócio, está pronto para receber uma oferta.

Lead scoring

Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).

Links patrocinados

Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.

M

Marca

Soma total da opinião que os usuários e clientes têm de uma empresa. Vai além da identidade visual ou logo, já que compreende todo o valor agregado e percepção de mercado adquiridos ao longo do tempo. Uma empresa pode optar por construir seu posicionamento de modo intencional ou permitir que as circunstâncias moldem sua marca.

Marketing de Conteúdo

Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, Ebooks e infográficos.

Mídia espontânea

Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.

Modelo de negócio

Define como a empresa cria seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. É a base de qualquer empreendimento que vise o lucro, a construção de ativos e a geração de valor para a marca.

MQL

MQL ou Marketing Qualified Leads, são as leads que foram nutridas e qualificadas pelo time de Marketing, encaminhando para ficarem prontas para o time de vendas. Quando esses leads estão prontos para serem abordados pelo time de vendas, eles se tornam SQLs.

N

Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição

É o processo, normalmente automatizado em uma sequência de e-mails, que têm o objetivo de estreitar relacionamento com o prospecto e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo: ao se cadastrar para ver dicas sobre finanças pessoais, o usuário recebe automaticamente uma série de e-mails e conteúdos educativos sobre o assunto, podendo incluir a oferta de algum serviço ou produto relacionado.

O

Outbound Marketing

Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.

P

Palavra-chave

Palavra ou expressão que resume um tema ou assunto de busca na internet. Por exemplo: um conteúdo voltado para a área de ganho de massa muscular pode utilizar a palavra-chave “como ganhar massa magra”. Os esforços de SEO baseiam-se nesses termos para otimizar as páginas e aparecer nos resultados do Google.

Páginas por visita

Número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. Por exemplo, se cada pessoa que entra no seu site acessa em média 3 páginas, essa será a estatística de páginas por visita.

Páginas visualizadas (page views)

Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.

Persona 

Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, gênero, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).

Planejador de Palavra-Chave do Google

Ferramenta gratuita fornecida pelo Google dentro do Google Adwords. Com ela, você pode conferir a quantidade de pesquisas médias mensais para os termos de pesquisa relacionados ao seu site, identificando tendências e planejando seus conteúdos. Também é possível ver quanto custa anunciar para as palavras-chave em questão, desenhando suas campanhas publicitárias.

R

Rede de Display do Google:

Cadeia de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords exibidos em suas páginas.

Retargeting

Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.

ROI (Return on Investment)

Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing. Por exemplo: uma campanha com R$ 100 de investimento e retorno de R$ 500 apresenta um ROI de 500%.

S

Sazonalidade

Ciclo de negócios que sofre influência de eventos baseados no calendário anual.

Segmentação

Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, etc.

SEM (Search Engine Marketing)

É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, etc. Engloba tanto a parte de Links Patrocinados (Google Adwords, por exemplo) como SEO (busca orgânica).

SEO (Search Engine Optimization)

É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.

SERP (Search Engine Results Page)

Página que contém os resultados de uma pesquisa em ferramenta de busca, como o Google.

SQL

Sales Qualified Leads, são aqueles leads que cumpriram todos os critérios de qualificação mínimos para serem abordados pelo time de vendas da empresa.

T

Taxa de abertura

Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.

Taxa de cliques

Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.

Taxa de conversão

Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.

Taxa de entrega

Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.

Tempo no site

Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.

Teste A/B

Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.

Tráfego orgânico

Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de compartilhamentos feitos por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.

Tráfego pago

Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.

W

Webinar

Também chamado de “hangout” ou “webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao vivo ou gravado.

Fontes: Rockcontent, Klickpages, Resultados digitais

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